Artigos

• A associação contra a hierarquia

• A co-gestão alemã: as conciliações do inconciliável

• A EAESP como um Sistema Aberto

• A Organização como Religião Laica

• A planificação regional francesa; breve notícia de seus aspectos administrativos

• A propósito da sociedade organizacional

• A questão da formação do administrador

• A teoria das organizações nos Estados Unidos e na União Soviética: introdução a uma análise comparativa

• A teoria geral dos sistemas na teoria das organizações

• A Valorização do Estrangeiro como Segregação nas Organizações

• Administração e Participação: Reflexões para a Educação

• Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional

• Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional (II - revisto)

• As empresas e a transmissão da ideologia

• As formas organizacionais do Estado

• As funções ideológicas da empresa

• As organizações Burocráticas e a Sociedade

• Bibliografia sobre Teoria Crítica

• Considerações sobre a Conferência de Peter Blau

• Controle social nas organizações

• Controle social nas organizações (II-revisitado)

• Cultura Nacional e Cultura organizacional

• Dr. Taylor no semi-divã

• Emergência do Empresário Industrial no Brasil e suas Perspectivas

• Escola e Capitalismo de Estado

• Escola e Educação para Todos

• Estrutura e tecnologia: a contribuição britânica

• Jeitinho Brasileiro, controle social e competição

• Maurício Tragtenberg: Desvendando Ideologias

• Meia Idade, Individuação e Organizações

• O autonomismo e a questão da organização

• O behaviorismo na teoria das organizações

• O estruturalismo na teoria das organizações

• O Lado Humano da Tecnologia: um estudo exploratório sobre os paradoxos organizacionais dos sistemas de informação

• O Pensamento de Michel Foucault na Teoria das Organizações

• O poder disciplinar nas organizações formais

• Ombudsman: uma instituição administrativa em exportação

• Organização, automação e alienação

• Organização nascente, pré-capitalismo e manufatura

• Organizações: vínculo e imagem

• Organizações e Sociedade: a cultura brasileira

• Redes organizacionais e estados amplos

• Tecnoburocracia e Educação Formal

"A educação moderna convencional muito raramente se preocupa com o desenvolvimento da pessoa. Opta, normalmente e com a cumplicidade dos pais ansiosos por filhos bem-sucedidos na "vida", pelo desenvolvimento funcional ou profissional, exacerbando a angústia do adolescente. As instituições educacionais e, de modo especial, a universidade, nasceram como um espaço no qual o mestre formava seus discípulos através da convivência diária. Esse espaço tornou-se uma grande burocracia impessoal em que a convivência é meramente funcional. Busca-se formar boas engrenagens, no melhor dos casos, e não pessoas adultas, maduras individual e socialmente."

Fernando C. Prestes Motta

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