Artigos

A associação contra a hierarquia

A co-gestão alemã: as conciliações do inconciliável

A EAESP como um Sistema Aberto

A Organização como Religião Laica

A planificação regional francesa; breve notícia de seus aspectos administrativos

A propósito da sociedade organizacional

A questão da formação do administrador

A teoria das organizações nos Estados Unidos e na União Soviética: introdução a uma análise comparativa

A teoria geral dos sistemas na teoria das organizações

A Valorização do Estrangeiro como Segregação nas Organizações

Administração e Participação: Reflexões para a Educação

Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional

Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional (II - revisto)

As empresas e a transmissão da ideologia

As formas organizacionais do Estado

As funções ideológicas da empresa

As organizações Burocráticas e a Sociedade

Bibliografia sobre Teoria Crítica

Considerações sobre a Conferência de Peter Blau

Controle social nas organizações

Controle social nas organizações (II-revisitado)

Cultura Nacional e Cultura organizacional

Dr. Taylor no semi-divã

Emergência do Empresário Industrial no Brasil e suas Perspectivas

Escola e Capitalismo de Estado

Escola e Educação para Todos

Estrutura e tecnologia: a contribuição britânica

Jeitinho Brasileiro, controle social e competição

Maurício Tragtenberg: Desvendando Ideologias

Meia Idade, Individuação e Organizações

O autonomismo e a questão da organização

O behaviorismo na teoria das organizações

O estruturalismo na teoria das organizações

O Lado Humano da Tecnologia: um estudo exploratório sobre os paradoxos organizacionais dos sistemas de informação

O Pensamento de Michel Foucault na Teoria das Organizações

O poder disciplinar nas organizações formais

Ombudsman: uma instituição administrativa em exportação

Organização, automação e alienação

Organização nascente, pré-capitalismo e manufatura

Organizações: vínculo e imagem

Organizações e Sociedade: a cultura brasileira

Redes organizacionais e estados amplos

Tecnoburocracia e Educação Formal

"A educação moderna convencional muito raramente se preocupa com o desenvolvimento da pessoa. Opta, normalmente e com a cumplicidade dos pais ansiosos por filhos bem-sucedidos na "vida", pelo desenvolvimento funcional ou profissional, exacerbando a angústia do adolescente. As instituições educacionais e, de modo especial, a universidade, nasceram como um espaço no qual o mestre formava seus discípulos através da convivência diária. Esse espaço tornou-se uma grande burocracia impessoal em que a convivência é meramente funcional. Busca-se formar boas engrenagens, no melhor dos casos, e não pessoas adultas, maduras individual e socialmente."

Fernando C. Prestes Motta

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