• A associação contra a hierarquia
• A co-gestão alemã: as conciliações do inconciliável
• A EAESP como um Sistema Aberto
• A Organização como Religião Laica
• A planificação regional francesa; breve notÃcia de seus aspectos administrativos
• A propósito da sociedade organizacional
• A questão da formação do administrador
• A teoria geral dos sistemas na teoria das organizações
• A Valorização do Estrangeiro como Segregação nas Organizações
• Administração e Participação: Reflexões para a Educação
• Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional
• Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional (II - revisto)
• As empresas e a transmissão da ideologia
• As formas organizacionais do Estado
• As funções ideológicas da empresa
• As organizações Burocráticas e a Sociedade
• Bibliografia sobre Teoria CrÃtica
• Considerações sobre a Conferência de Peter Blau
• Controle social nas organizações
• Controle social nas organizações (II-revisitado)
• Cultura Nacional e Cultura organizacional
• Emergência do Empresário Industrial no Brasil e suas Perspectivas
• Escola e Capitalismo de Estado
• Escola e Educação para Todos
• Estrutura e tecnologia: a contribuição britânica
• Jeitinho Brasileiro, controle social e competição
• MaurÃcio Tragtenberg: Desvendando Ideologias
• Meia Idade, Individuação e Organizações
• O autonomismo e a questão da organização
• O behaviorismo na teoria das organizações
• O estruturalismo na teoria das organizações
• O Pensamento de Michel Foucault na Teoria das Organizações
• O poder disciplinar nas organizações formais
• Ombudsman: uma instituição administrativa em exportação
• Organização, automação e alienação
• Organização nascente, pré-capitalismo e manufatura
• Organizações: vÃnculo e imagem
• Organizações e Sociedade: a cultura brasileira
"A educação moderna convencional muito raramente se preocupa com o desenvolvimento da pessoa. Opta, normalmente e com a cumplicidade dos pais ansiosos por filhos bem-sucedidos na "vida", pelo desenvolvimento funcional ou profissional, exacerbando a angústia do adolescente. As instituições educacionais e, de modo especial, a universidade, nasceram como um espaço no qual o mestre formava seus discÃpulos através da convivência diária. Esse espaço tornou-se uma grande burocracia impessoal em que a convivência é meramente funcional. Busca-se formar boas engrenagens, no melhor dos casos, e não pessoas adultas, maduras individual e socialmente."
Fernando C. Prestes Motta